Chá Branco: o fim da popularidade do aroma está próximo?
O chá branco conquistou os consumidores no Brasil nos últimos anos. Com a proposta “cheiro de rico”, o aroma se popularizou em lojas de alto padrão, como Tânia Bulhões, e virou desejo de consumo para o público. Mas após o crescente sucesso do aroma, seu declínio está próximo. Entenda os motivos no nosso post.

As origens do Chá Branco
O chá branco ganhou destaque durante a Dinastia Song (960–1279), surgindo das regiões do norte da China, próximas a Fujian. Produzido a partir das folhas jovens da planta Camellia sinensis, o chá branco é uma iguaria colhida em um breve período da primavera, quando as folhas estão mais frescas. Na China, o chá branco simboliza pureza, elegância e refinamento. Servir chá branco é um reflexo de hospitalidade, demonstrando a valorização da simplicidade, da beleza natural e do aroma requintado do chá.
O aroma do Chá Branco

O aroma do chá branco é uma de suas características mais valorizadas. Diferente de outros chás, ele oferece uma fragrância delicada e sutil, transformando o ato de bebê-lo em uma experiência sensorial.
Os principais aromas encontrados são o baihaoyinzhen (BHYZ): notas florais e frutadas, lembrando flores frescas e frutas maduras; leve, doce e revigorante; o baimudan (BMD): aroma mais robusto, com nuances amadeiradas e terrosas, proporcionando experiência relaxante e acolhedora; e o gongmei (GM) e shoumei (SM): apresentam aromas complexos, com notas fermentadas e levemente defumadas, conferindo profundidade.
Os principais compostos aromáticos incluem:
Geraniol → fragrância floral de rosas
Linalol → notas de lavanda e cítricos
2-feniletanol → aroma doce e melado Fenilacetaldeído → notas amendoado-aveludadas
Essa sinfonia intrincada de aromas não apenas enriquece a experiência do chá, mas também cria uma atmosfera meditativa e relaxante.
O auge do Chá Branco

O chá branco é um aroma leve, harmonioso, que combina notas de topo cítricas, como o limão e a lima, com uma base que combina aromas florais com cardamomo e bergamota, e um fundo amadeirado com notas discretas de âmbar e musk. Além disso, o chá branco em si pode ser usado como nota de topo ou média em outras composições. O conjunto cria um aroma delicado, sendo descrito como fresco, elegante, aconchegante, trazendo sensação de limpeza e calma.
A fragrância é bastante popular ao redor do mundo: a rede de hotéis e resorts Westin criaram coleções completas com o chá branco, que estão disponíveis para venda para o público em geral no site da rede. Marcas famosas como Bvlgari e Elizabeth Arden trazem perfumes baseados no chá branco.
A popularidade do aroma não se deu somente por seu frescor ou delicadeza. O chá branco passou a ser associado ao alto padrão, e os produtos muitas vezes anunciados como “difusor com cheiro de casa de rico”, ou “a essência que os famosos estão usando em suas casas”. Essa tática comercial, bastante conhecida, tende a despertar o interesse no consumidor, associando a fragrância ao luxo. O sucesso foi absoluto: a maioria das empresas, desde os pequenos artesãos do ramo de velas e perfumes de ambiente, até as maiores fabricantes de produtos de limpeza criaram algum produto com uma versão do chá branco. Nos fornecedores, ainda hoje as essências costumam estar fora de estoque.
Da exclusividade ao acesso popular

A popularização do aroma no Brasil se deu principalmente pela viralização em redes sociais, como o Tik Tok e nas plataformas de venda, como a Shopee. A Coala, empresa do ramo de produtos de higiene, tem uma linha própria com o aroma, composta de difusor e odorizador de ambiente, limpador perfumado, sabonete líquido, etc., além de estar lançando sabão líquido e amaciante para lavagem de roupas. Nas plataformas de venda, os produtos de chá branco estão, de longe, no topo de vendas dos produtos da empresa.
Mas o sucesso do chá branco também será o motivo do fim de seu reinado: a popularização do aroma, com a chegada em várias produtos de baixo custo e base permitiram que o aroma se difundisse nos lares brasileiros. Se inicialmente o chá branco era considerado uma fragrância premium, de luxo, de “cheiro de rico”, sendo inclusive esses os motivos de sua popularidade, sua chegada explosiva e acessível aos consumidores de base quebram esse padrão. É bastante simples: a popularização do aroma está fazendo com o que o público inicial, de alto padrão, perca o interesse na fragrância. Esse público busca exclusividade, e não vai querer sua casa com cheiro de aromas que hoje são encontrados em produtos baratos na prateleira do supermercado. Assim, esse público deve migrar para outras fragrâncias progressivamente. Logo após, as linhas de base tendem a seguir o novo padrão, e eventualmente o chá branco vai perder espaço, principalmente nos produtos de luxo. Assim funciona o mercado de alto luxo: a exclusividade e o desejo – a popularização e a perca do interesse.
O futuro das fragrâncias premium
É difícil predizer se alguma outra fragrância vai conquistar o público premium, como o chá branco fez. É mais provável que ocorra uma mudança subjetiva gradual, mas é possível que alguma nova fragrância viralize.
Seguindo a mesma linha do chá branco, fragrâncias compostas por bambu, florais delicados e alguns cítricos mais suaves podem ocupar o espaço de fragrância premium, com os mesmos sensoriais delicados do chá branco. Confira nosso post sobre as tendências de fragrâncias para o próximo ano.
E você? Acha que o fim do reinado do chá branco está próximo?


